Projeto Ciclista Legal

1 – APRESENTAÇÃO

A ocupação do espaço público implica em reconhecer que diferentes modais de transporte fazem parte do nosso dia a dia, portanto necessitam que sua circulação seja normatizada e garanta aos cidadãos o direito de ir e vir com segurança.

A bicicleta, assim como os triciclos e handbikes foram reconhecidos como veículos pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1998, implantando o direito do ciclista de trafegar pelas ruas e estradas do país.

A Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito, através da Gerência de Escola Pública de Trânsito, e a Associação MT Bikers [AMTB] realizará o Curso “Ciclista Legal” com a finalidade de sensibilizar os condutores e futuros condutores deste modal a adotarem comportamentos seguros no trânsito por meio de conhecimentos e técnicas de prevenção de acidentes de trânsito.  Espera-se que, assim, se tornem capazes de compreender a importância do cumprimento das leis de trânsito como um dos pressupostos básicos para o exercício da cidadania e para a preservação e valorização da vida. Intenciona-se fomentar a adoção do modal “Bicicleta” na cidade, com a preocupação de sensibilizar os ciclistas para a adoção de comportamentos seguros no trânsito.

Nesta primeira edição do Curso “Ciclista Legal” será ministrado a ciclistas em geral, profissionais e/ou amadores que utilizam a bicicleta em seus deslocamentos diários como meio de transporte para atender suas atividades laborais, profissionais ou de lazer.

2 – OBJETIVOS

Sensibilizar as pessoas que utilizam ou pretendem utilizar a bicicleta como meio de transporte sobre a importância dos comportamentos seguros e a ocupação responsável do espaço público.